Descubra o que significa as luzes do painel

Parece bobeira falarmos de luzes do painel para quem dirige há algum tempo, mas a verdade e quem nem todo mundo sabe de fato o que todas elas significam. 

As luzes do painel nos comunicam possíveis falhas dos componentes e condições de funcionamento. Saber identificar as luzes nos ajudam a solucionar problemas antes deles se agravarem. 

Para te ajudar a identificá-las, separamos algumas dicas para ler agora mesmo.

Cores e seus significados

As luzes do painel possuem a função de indicar ao condutor o que está acontecendo com o carro internamente.

Dependendo da cor da luz que aparece, o motorista já pode se preocupar. Isso porque algumas cores indicam problemas graves, enquanto outras, apenas avisos e advertências. 

Luzes vermelhas: indicam problemas mais graves ou atenção máxima. Quando aparecem, a indicação é parar o carro e entrar em contato com a seguradora do veículo ou procurar um profissional de confiança, o mais rápido possível.
Luzes amarelas: advertem sobre condições anormais do carro. Nesse momento, é importante agendar uma revisão com seu mecânico de confiança para identificar a causa do problema.
Luzes verdes: avisam e indicam direção. São luzes que indicam a direção de conversão, por exemplo. 

Luzes de emergência – vermelhas

Bateria – essa luz deve acender apenas na ignição e apagar completamente quando o carro estiver ligado. Se ela persistir no painel, é importante procurar um mecânico para investigar as causas de problema na bateria. 

Temperatura do líquido de arrefecimento –  essa luz acende quando a temperatura do motor está aumentando. Apesar de ainda não ter chegado a um estado crítico, é importante parar o carro e esperar a água esfriar para então seguir, de forma cautelosa, até uma oficina. 

Airbag –  indica um problema de funcionamento dos airbags, que podem não funcionar em caso de acidentes. Em alguns carros essa luz pode ser amarela. 

Fluido de freio baixo ou freio de estacionamento – essa luz adverte para um possível falha no sistema hidráulico do freio. Nessa situação não é indicado rodar o veículo, isso porque o sistema de frenagem estará comprometido. 

Pressão do óleo do motor – quando acesa, essa luz pode indicar óleo insuficiente no motor, ou falhas no sistema de lubrificação, que independem do nível de óleo. Nesse caso, é importante acompanhar o nível de óleo, se o recipiente estiver cheio e a luz persistir, chame um mecânico para investigar as possíveis causas para esse problema. 

Luzes de advertência – amarelas 

Injeção eletrônica – essa luz deve acender apenas no momento da ignição, caso ela permaneça acesa, pode significar uma falha no sistema de injeção. O que provoca consumo excessivo de combustível e problemas para as próximas ignições. 

Pré-aquecimento das velas – indica que as velas de combustível precisam ser trocadas. Ao adiar a troca das velas, a vida útil do motor diminui, enquanto há aumento de emissão de gases poluente.

Combustível – acionada quando o tanque de combustível entra na reserva. O recomendado é deixar o nível de combustível sempre acima da reserva para não provocar falhas no motor, é importante também saber quanto litros possui a reserva do seu carro. Essa informação fica no manual do carro. 

Apresentamos algumas luzes e seus significados, porém é importante lembrar que alguns modelos de carros possuem suas luzes específicas. Nesses casos, é importante dar uma olhadinha no manual do seu veículo e se prevenir de problemas futuros. 

Agora que você já sabe o que as luzes do painel significam, não esqueça de prestar atenção nelas. 

 Gostaram das dicas? Deixe seu comentário e suas dúvidas abaixo. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *