5 dicas para dirigir na chuva sem medo

Não é incomum vermos por aí que com o início da temporada de chuvas também aumentam os acidentes de trânsito na cidade e nas estradas. Alguns motoristas preferem não seguir o caminho e esperam a chuva passar, tamanha a insegurança que um temporal causa. 

Não se desespere, pois trouxemos uma check-list de cuidados para manter você e a sua família em segurança no trânsito!

1- Diminua a velocidade

Tenha em mente que a qualquer sinal de chuva é fundamental diminuir a velocidade, porque te dará uma distância segura do veículo à  frente. Quanto maior a distância, maior é o intervalo que daremos para o freio desempenhar o seu papel.

Considerando que em uma pista molhada ou escorregadia o freio precisará de mais tempo, isso será tão importante quanto manter a atenção dobrada. Checar os freios e pastilhas periodicamente é essencial!

2- Limpadores de para-brisa em dia

Tão necessário quanto reduzir a velocidade é ligar o limpador de para-brisa. Por isso, é importante checar se a borracha está em dia. Uma boa visibilidade vai te levar até o seu destino com segurança. 

Outra dica é checar o nível do reservatório de água e se a água dele está limpa, caso você precise fazer uma limpeza de emergência no seu vidro. 

3- Faróis e Pisca-Alerta

Verifique se os faróis estão baixos e se o pisca-alerta está desligado. Essas pequenas atitudes facilitam a visibilidade dos outros motoristas e evita acidentes. Checar e regular as lâmpadas com frequência é outra ação importante quando o assunto é segurança. 

4- Pneus em bom estado

O cuidado com o estado dos pneus é indispensável para evitar a aquaplanagem. Na chuva, é comum o carro perder a estabilidade devido à diminuição do contato com a pista. Velocidade baixa, andar em linha reta e evitar movimentos bruscos com o volante são formas de se manter seguro até sair da aquaplanagem. 

Fazer o rodízio dos pneus é tão importante quanto prestar atenção na rodagem, para saber a hora de trocá-los. 

5- Ar-Condicionado 

Junto com o para-brisa, o ar-condicionado e o desembaçador te ajudam na visibilidade. Caso o seu veículo tenha ar-condicionado, mantenha-o sempre limpo e desentupido. Assim, quando usá-lo na potência máxima, ele vai absorver a umidade dentro do carro e desembaçar o vidro. 

E nunca se esqueça: mais importante do que chegar rápido é chegar em segurança

Compartilhe nossas dicas de segurança no trânsito com seus colegas motoristas! Quero ver todo mundo dirigindo direitinho! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *